Quando você vê uma bela imagem aérea, em alta resolução, pegando detalhes que não podem ser percebidos diariamente, logo relaciona isso a fotos com drone, certo?

De fato, as imagens feitas por meio desses equipamentos tecnológicos são impressionantes, na medida em que a qualidade de filmagem em HD possibilita dar toques sensíveis aos traços. No entanto, não é só porque está usando um drone que você vai conseguir belas imagens. Acima de tudo, é preciso ter percepção e técnica.

Para entender um pouco mais sobre isso, continue a leitura e confira 3 dicas valiosas sobre aspectos que devem ser considerados na hora de fazer fotos com drone!

1. Utilize modo manual

Assim como acontece com a configuração de uma câmera normal, o uso manual para fazer fotos com drone proporciona ao usuário mais alternativas de usabilidade, ou seja, você consegue ajustar melhor a imagem. Com um drone, também é possível selecionar essa opção para obter fotos perfeitas.

O ajuste automático é limitado e pode não ficar tão preciso quanto a proposta que você quer trabalhar. Alguns recursos não são ajustáveis, como o caso do ISO, podendo comprometer a resolução. Contudo, vale fazer o teste em ambos os modos.

Para o manual, é preciso ter um pouco de conhecimento sobre fotografia. Saber configurar ajustes básicos do equipamento, como velocidade do obturador, facilita na hora de fazer boas fotos com drone. Vale lembrar também que, dependendo do modo de ajuste, ele pode limitar o método de edição da imagem depois.

2. Ajuste iluminação e ISO

Planejar de onde serão feitas as fotos e saber como estará o tempo (se vai ter sol ou chuva, por exemplo) também faz parte das boas dicas de fotos com drone. Pensar na iluminação de fotos aéreas é o mesmo que pensar em fotos com câmeras normais.

O uso de drones deve ser apenas ao ar livre, já que em espaços pequenos pode-se bater com ele nas paredes. Assim sendo, torna-se mais fácil conseguir uma boa cena aérea pela claridade local.

Alguns horários são mais adequados para a realização dessas imagens, como início da manhã e final de tarde, quando a luz não é tão intensa. Na luz do dia, o ideal é usar o ISO em 100 para manter a qualidade da imagem. Quanto menor for o ISO, mais nítida fica a foto com drone. Se ele for muito alto, a chance da sua fotografia ficar granulada é maior.

3. Use filtro

A escolha de filtros vai depender de como você pretende realizar as imagens, uma vez que elas podem ser neutras ou então com algum efeito. O filtro de lente Polaroid, por exemplo, deixa em um formato diferenciado e também pode ajudar no equilíbrio de luz e saturação.

Outros filtros são capazes de captar detalhes de uma construção e não apenas a construção toda. Pensar nesses pormenores para cada cena vai ajudar você a destacar as fotos com drone.

Na fotografia, é sempre importante ter tempo para testes, observar o lugar, se permitir fazer imagens de vários ângulos e analisar qual fica mais adequado de acordo com o tipo de projeto. Quanto à qualidade, a certeza de que as fotos vão ficar lindas vai depender apenas de encontrar o enquadramento perfeito para sua demanda.

Quando se trata de segurança — sua e das pessoas que estarão no mesmo lugar que você —, fotos com drone merecem uma atenção especial. Por isso, caso existam pessoas por perto, comunique que vai fazer esse tipo de imagem.

Testar o equipamento por alguns segundos parado no mesmo lugar antes de fazer as imagens ajuda você a ter mais segurança ao pilotar. Se necessário, contrate uma empresa para prestar esse serviço ou um suporte a você.

Então, essas dicas de fotos com drone foram úteis para você? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também ficarem por dentro do assunto!