Drones para detecção de gás mostra como essa tecnologia segue avançando e se diversificando em áreas bem distintas, mas sempre com um propósito, trazendo qualidade, segurança, inovação. 

Hoje vamos falar um pouco sobre como funciona e o que ele pode contribuir para o cenário visando mais segurança e produtividade. 

A criação do drone para detectar gás 

Os drones criados recentemente por empresas, como a ABB Ability ou General Eletricpossibilitam através de uma câmera infravermelha, detectar gáses presentes em vazamentos, com mais precisão, rapidez e melhor coleta de informações do ambiente. 

Além disso, ele pode cobrir áreas de difícil acesso e detectar gases com tecnologias mais avançadas e precisas que as conhecidas atualmente. 

Um homem pilotando um drone - CTA da matéria drones para detecção de gás - Comprar ou alugar drone
Primeira vez procurando pro soluções com drones? tire suas dúvidas!

Como funciona os drones para detecção de gás? 

Através da espectroscopia, os drones captam no ambiente o vazamento e possuem uma sensibilidade até 1000 vezes maior que as convencionais como é o caso do drone da AAB. 

O drone então capta os dados do ambiente, envia para serem processadas as informações e gerar um relatório para os especialistas avaliarem. 

Como citado acima, as áreas de gasoduto ou tanques de armazenamento de gás que possuem difícil acesso, desde montanhas até corpos d’agua. 

Além disso, sua rota pode ser definida previamente, podendo gerar registros e informações para evitar obstáculos ou até mesmo indicar o nível de alerta. 

Há também acessórios para drones da DJI como o Matrice 200, em que uma câmera pode ser acoplada para esse tipo de operacão. Segundo um site que comercializa essa câmera: 

O detector usa Espectroscopia de Absorção de Laser de Diodo Ajustável (TLDAS) e tem um limite de detecção estacionário de 5 ppm.m, uma frequência de amostragem de 500 kHz, mede até 50.000 ppm.m, e pode identificar metano de até 328 ‘de distância com 25 ms tempo de resposta.” Fonte: site superimportadora.com.br | produto: Detector de gases para drones DJI U10. 

Um procedimento seguro e produtivo 

O procedimento dispensa trabalho humano no ambiente, aumenta a segurança e evita acidentes de trabalhos por ser feito remotamente. 

Além disso, o drone é uma tecnologia que permite com que você consiga ter um desempenho melhor que muito processo convencional. 

Se você gostou dessa matéria, não deixe de acessar essas duas matérias logo abaixo: 

Estudo de caso em plataforma FPSO – Diminuindo milhões em custos não-planejados 

De forma bem descontraída confira o podcast que o Grupo DR1 participou – Drones no céu, terra e no mar