No-Fly Zone (NFZ) é um recurso que identifica via GPS as zonas delimitadas próximas a aeródromos onde o voo de drones é restrito por apresentar risco ao tráfego aéreo.

Dentro dessas zonas, o voo só pode ser liberado através do próprio aplicativo que gerencia o recurso(Ex: DJI GO) desde que o piloto demonstre estar ciente das regras de voo do local mediante autorização da autoridade competente.

Curitiba

Imagem da matéria o que é No-Fly Zone NFZ - aviao visto por cimaEm Curitiba(2019), O aeroporto Afonso Pena precisou parar os voos em plena sexta-feira por conta de um drone que estava sobrevoando próximo à área.

Como na aviação a segurança é rígida, a administração do aeroporto precisou reter os voos até que o drone fosse retirado do local ou o piloto fosse localizado. Autoridades foram chamadas e a retenção dos voos durante o ocorrido resultaram em até mais de 30 minutos de atraso nas operações.

Não só em Curitiba, mas também em vários outros aeroportos no mundo inteiro, foram avistados drones sobrevoando próximo às pistas de pouso e decolagem.

Os transtornos causados por estes incidentes levaram as autoridades a exigirem a implementação da função No-Fly Zone nos principais aplicativos de gerenciamento de voo de drone.

Para esclarecer melhor sobre a gravidade da situação, veja no link a seguir um vídeo sobre uma possível colisão de um drone com um avião

Como funciona a NFZ

A função NFZ atua dentro do sistema de localização da DJI, se uma altitude é acima do permitido, ele retorna até o ponto em que é seguro, há também as regiões como aeroportos (citada acima) e também aonde possui muitas pessoas dentre outros locais como prisões. Em alguns casos ela emite avisos sobre riscos de segurança.

Assim, há tipos de voos e locais que as restrições variam, pode ser visto como na imagem abaixo, retirada do site da DJI. (Fonte: https://www.dji.com/br/flysafe/geo-map)

Posso voar sem esse recurso?

É possível voar com o NFZ desabilitado, contudo os riscos são altos para quem se aventura a fazê-lo como processos administrativos, cíveis e até mesmo apreensão da aeronave ou prisão do piloto.

Vale lembrar que, embora seja comum em fóruns e grupos de discussão de drones sobre pessoas que alegam estar tudo bem voar fora dos conformes da Lei, cada vez mais as limitações sobre esse tipo de voo ilegal são reforçadas conforme há aumento de incidentes ou até mesmo acidentes envolvendo pilotos irresponsáveis.

Então, para liberar o voo em uma NFZ, a DJI possui a opção de solicitar autorizações especiais de voos profissionais. Se feita previamente não ocorrerá problemas envolvendo o piloto. Inclusive, fique sempre atento às legislações e regulamentos para que não sofra penalidades.

Sempre voe com segurança

O mercado de drone é relativamente novo, devido a isso, é necessário que haja bons exemplos para então construir uma boa relação e ampliar as oportunidades de negócios, afinal, passar segurança é a melhor forma de construir uma boa relação com o mercado.

Se você tem interesse em aprender mais sobre drones e iniciar no mercado como profissional com qualidade e segurança, veja o nosso curso sobre drones. Com três diárias, ou até mesmo uma, você compensa o investimento em um treinamento de excelência e ainda aprende com profissionais com mais de 5 anos de experiência neste mercado. Clique aqui e saiba mais.

Veja também sobre como ser um piloto de drone clicando aqui.