O Princípio de Sombra é uma delimitação em torno de uma estrutura ou obstáculo onde o voo deve ocorrer até 6 metros de altura acima da estrutura mais alta e até 30 metros de raio em torno dessa mesma estrutura. 

Para entender melhor sobre o Princípio de Sombra em operações, ele atua na finalidade de melhorar o acesso ao espaço aéreo para atividade não recreativas como inspeções, mapeamentos dentre outros sem depender de análise prévia.  

Como usar? 

Para usar o princípio de sombra conforme regulamento, é necessário seguir à risca essas delimitações antes descritas, pois praticamente não há atividades de aeronaves tripuladas dentro dessas distâncias, assim é possível voar com seu drone sem pôr em risco o tráfego aéreo. 

O procedimento varia entre os drones, sendo necessário consultar em qual classe o RPA se encaixa nos Órgãos de Segurança Pública e Civil. 

Figura 1 / Fonte: ICA 100-40, 2017. 

 Em nossos treinamentos falamos melhor sobre as operações, confira um trecho: 

 As operações utilizando o Princípio da Sombra deverão ser preferencialmente realizadas em área distante, no mínimo, 2 Km de aeródromos e helipontos cadastrados (Figura 1). Entretanto, a fim de promover a sustentabilidade do Setor são autorizadas operações que tenham como parâmetro distâncias menores, sendo de total responsabilidade do piloto manter-se dentro dos parâmetros previstos, não devendo em hipótese alguma, colocar em risco a segurança da navegação aérea. A operação a ser realizada nas estruturas envolvidas é de responsabilidade também do proprietário ou locatário da mesma e deverão estar autorizadas por estes. “ 

 Confira também algumas matérias interessantes sobre o assunto: 

 Tenho um DRONE: preciso solicitar autorização de voo ao DECEA? 

Entenda como é feito o cadastro de drone na ANAC 

Como solicitar voo no SARPAS 

Penalidade 

Caso haja descumprimento da regulamentação, o piloto pode sofrer ações administrativas e até penais se utilizado o Princípio de Sombra de forma inadequada, bem como outras operações irresponsáveis. 

Confira alguns trechos retirados do site da ANAC a respeito dessas penalidades: (Fonte: https://www.anac.gov.br/noticias/2017/regras-da-anac-para-uso-de-drones-entram-em-vigor/release_drones_v2.pdf )

Lembrando que em áreas próximas a helipontos é necessário possuir autorização prévia, assim como em aeroportos onde a distância mínima é de 9km. Quando falamos também em consultar as áreas, nos referimos a verificar previamente as No-Fly Zones (NFZ). 

 Se essa informação ajudou a esclarecer sua dúvida, não deixe de comentar abaixo, caso tenha outras dúvidas estaremos a disposição para responder. 

Confira também algumas matérias que podem interessar: 

 Tenho um DRONE: preciso solicitar autorização de voo ao DECEA? 

Entenda como é feito o cadastro de drone na ANAC 

Como solicitar voo no SARPAS