A Petrobras, uma das principais empresas do setor de energia, fechou um contrato de inovação com o Grupo DR1 para o Projeto CPSI (Contrato Público de Solução Inovadora). Nesse projeto, serão usados os drones da empresa Voliro, que foram especificamente projetados para realizar medições de espessura de forma remota. 

Nesse projeto, a Petrobras expande sua estratégia de inovação aberta, visando a implementação de ideias criativas com alto potencial de impacto em produtividade e segurança no setor de petróleo, gás e energia. A empresa busca parcerias que apresentem soluções inovadoras já validadas ou em fase de validação no mercado. O objetivo é encontrar soluções que possam atender aos desafios selecionados pela empresa. 

O processo de seleção e implementação dessas soluções envolve a execução de testes em ambientes reais de aplicação. Isso permite uma avaliação completa do desempenho das soluções, bem como a capacidade de agregar valor ao negócio da Petrobras. Além disso, todas as soluções devem atender aos rigorosos requisitos técnicos e de segurança da empresa, garantindo a redução de riscos e incertezas.

 

Essa abordagem não apenas prepara a equipe interna da Petrobras para a adoção plena das novas tecnologias, mas também contribui para o fortalecimento do mercado, estimulando a inovação e a criação de soluções cada vez mais eficientes e seguras no setor de energia. 

Nesse projeto, serão utilizados os drones da Voliro, que se destacam por serem feitos especificamente para realizar medições de espessura de forma remota, apresentando um design e desempenho excepcionais que permitem voar em proximidade de estruturas. Um dos principais diferenciais desses drones é a possibilidade de utilização de sensores removíveis, com quatro opções disponíveis para atender às diversas necessidades de medição. 

O design de 360 graus do Voliro permite que ele inspecione até superfícies curvas e inclinadas, algo que outros drones de inspeção não conseguem fazer. Essa parceria representa um passo importante rumo à inovação e eficiência no setor de energia. 

Essa colaboração marca um passo significativo na modernização das operações da empresa no setor de energia. Ao adotar soluções práticas, a Petrobras não só aprimora sua eficiência operacional, mas também contribui para o avanço do setor como um todo. Essa parceria reforça o comprometimento da Petrobras em encontrar novas maneiras de melhorar a produtividade e a segurança no ambiente de trabalho.