Não é de hoje que o drone vem revolucionando em diversas áreas, contudo, há uma notoriedade que veio avançando e acelerou com a pandemia, a relação entre drones e seguradoras. 

A princípio parece que estamos falamos da obrigatoriedade que, dependendo do drone, precisa de seguro conforme peso, tamanho e objetivo do UAV. 

No entanto estamos falando de algo muito maior, o uso do drone para aumentar segurança nas operações baseado em um texto de uma empresa líder do setor de análise de dados, a GlobalData. 

Dados do mercado sobre drones e seguradoras 

Segundo um estudo da GlobalData em maio de 2020, 35% das seguradoras pelo mundo já investem nessa tecnologia, mais de 60% veem essa tecnologia como algo próspero e influente em negócios do setor. 

A sua grande área de alcance para inspeções, mapeamentos e captura de dados resulta em uma grande aposta para o futuro com drones em diversos setores, pois é possível mensurar dados como que visam melhorar a eficiência das operações junto à seguradora. 

Aceleração do processo de evolução tecnológica 

Durante a pandemia essa contribuição teve mais impacto devido a atividade remota dos drones e reduzir contato humano foi uma das prioridades para aquele primeiro momento, logo, o drone auxilia na avaliação do sinistro de forma mais rápida e segura além de reduzir custos na operação. 

Além desse ponto, o drone pode ser utilizado a favor das seguradoras ao captar dados de atividades fora do comum enquanto perdura a pandemia. 

O que explica um interesse que pode acelerar o processo de inserir drones na força tarefa das inspeções das seguradoras. 

São atividades como desastres naturais que vão desde furacões, enchentes até incêndios florestais, terremotos. Logo, se há algum bloqueio até o local para os agentes da seguradora, um drone pode ser enviado para captar os dados e gerar até mesmo imagens em tempo real do ambiente sem se gerar aglomeração ou aproximação do local. 

Para Beatriz Benito, Analista Sênior de seguros da GlobalData, conclui que  “Em um momento em que muitas seguradoras foram duramente atingidas pela pandemia, a tecnologia com potencial para gerar economia operacional provavelmente atrairá o setor mas também os clientes se beneficiarão de um processamento mais rápido de reclamações e de pagamentos.” Texto traduzido | Fonte: https://www.globaldata.com/covid-19-to-accelerate-use-of-drone-technology-among-insurers-says-globaldata/  

 Se você gostou dessa matéria, acesse essas matérias sobre drones em diversas áreas e fique por dentro das soluções que podem ajudar sua empresa a crescer. 

Drones e empresas, uma relação de inovação maravilhosa – Grupo DR1 – Filmagens Aéreas com Drones 

Drones na indústria 4.0 

Inspeção offshore com drone | Inovação 

Inspeção predial com drones 

Drones e mercado imobiliário: entenda como é essa relação 

Como o uso de drones pode aumentar a segurança na construção civil?