Drones pulverizadores foram testados nesta terça-feira(12) no Rio de Janeiro no combate ao covid-19, a iniciativa é através da polícia militar na finalidade de desinfectar áreas públicas para prevenir o coronavírus. O drone utilizado costuma aplicar pulverizações em campo, logo, houve aproveitamento para a área urbana. A desinfecção teste foi realizada na Praça XV, Centro do Rio.

O Grupo DR1 realizou a demonstração com o Agras MG 1P, um drone para pulverização em ampla escala na agricultura, assim o drone consegue atingir até 1 hectare por voo de 15 minutos. Com isso, a possibilidade de higienizar praças e ruas é essencial para o combate ao covid-19, visto que o drone também consegue executar de forma mais precisa no local aplicado, como já citado na matéria anterior sobre pulverização com drones. Inclusive, foi noticiado o teste pela emissora Record (http://r7.com/Mi4s)

O motivo da escolha

Para entender melhor, essa foi uma das ações tomadas devido ao crescimento do número de casos confirmados que passa de 17 mil, sendo mais de 1700 mortes no Rio de Janeiro conforme dados obtidos em tempo real pelo Google Notícias. Com isso, o drone se torna um importante aliado para esse momento delicado.

A pulverização com o drone possui vantagens como:

  • Rápida aplicação em áreas de difícil acesso
  • 4 hectares por hora, até 20ha por dia
  • Economia na difusão do produto sobre a área aplicada
  • Planejamento de voo inteligente
  • Aplicação precisa sobre a área designada
  • Evita o contato de pessoas com as áreas infectadas, pois é remoto o processo

Com isso, o Grupo DR1, em parceria com o COE (Centro de Operações Especiais) do PMRJ, realizou o primeiro teste de desinfecção do COVID-19 através da pulverização com drones(munido de uma solução com cloro de 10 litros), no Rio de Janeiro. O teste também teve como finalidade comparar com a aplicação costal, um método que envolve pulverização manual realizada por uma pessoa e um equipamento de costa  contendo o desinfectante.

3 usos mais comuns durante o combate ao covid-19 com drones

Drones têm sido usado ao redor do mundo como soluções diversas, não é de se imaginar que sua utilidade tenha se aplicado perfeitamente no cenário atual, inclusive conheça algumas:

Monitoramento aéreo

Monitoramento aéreo drones combate ao covid-19
Os drones estão sendo equipados com alto-falantes, sirenes para conscientizar as pessoas a manter distância umas das outras e também pedir que as pessoas fiquem em casa e em segurança. Câmeras térmicas também são usadas para verificar a aglomeração de pessoas.

Entrega de comida e suprimento médico

Entrega de comida e suplemento aéreo drones combate ao covid-19
Como o profissional de saúde é exposto ao vírus, o serviço drone fornece suprimentos e ferramentas remotamente. Dessa forma, diminui a chance de pessoas serem infectadas.

Descontaminação de locais públicos por pulverização com drones

 pulverização na agricultura com drones drones combate ao covid-19
Como já mencionado acima, os drones são feitos para pulverização na agricultura, portanto, seu design é adequado para desinfetar locais públicos e ajudar prevenção contra a epidemia, com isso suas aplicações são um reflexo de seu uso em outros países anteriormente.

Por fim, se você gostou dessa matéria, separamos outras que podem ser de seu interesse: