Economia com drones, uma solução para prédios e condomínios
Saiba como economizar com drones em inspeções prediais externas, entenda também porque é necessária a inspeção predial para imóveis e os benefícios dela com drones. São vantagens como tempo de execução da inspeção externa, detalhamento de todo o imóvel, e verificação de infiltrações por mapa de calor.
Como já se sabe, todo imóvel é necessário manutenção para prolongar sua vida útil e garantir a segurança de todos ao redor. Essa manutenção sai cara, porque tem todo um processo longo para a inspeção e de certa forma, é obrigatória, uma vez que não se pode negligenciar quando começa a surgir problemas no imóvel.
Hoje você irá saber como a inspeção com drone consegue atender a demanda de forma segura, com qualidade e economia, prevenindo até mesmo futuros problemas. Também irá ver as normas e como elas atuam na inspeção predial.
Inspeção predial
A inspeção em prédios é de extrema importância, às vezes, até mesmo exigida em algumas situações de modo a garantir a segurança dos residentes e transeuntes e verificar se a estrutura apresenta algum problema, somente percebidos por profissionais após análise. Entenda parte do processo de inspeção abaixo:
Dividimos essas postagens em tópicos de interesse:
•Normas ABNT
•Por que fazer inspeção predial e sua utilidade
•Como a inspeção predial com drone é realizada, benefícios
Normas ABNT
Em vista disso, a inspeção predial é necessária para a conservação do espaço. Ela segue normas como:
- NBR 16.280 – Atua nas edificações de acordo com os requisitos para o início da gestão de reformas.
Conforme o site abnt.org.br (…)Esta Norma estabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança, incluindo meios principalmente para: a) prevenções de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edificação; b) planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação; c) alteração das características originais da edificação ou de suas funções; d) descrição das características da execução das obras de reforma; e) segurança da edificação, do entorno e de seus usuários; f) registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma; g) supervisão técnica dos processos e das obras.(…)
- NBR 15.575 – Verifica se o local está habitável devido, dada as condições atuais
Conforme cita o site abnt.org.br (…)A Coletânea de Normas de Edificações Habitacionais – Desempenho apresenta os requisitos de durabilidade, manutenabilidade e conforto tátil e antropodinâmico dos sistemas (estruturais, de vedações verticais internas e externas, e de coberturas). Ela contempla edificações habitacionais projetadas, construídas, operadas e submetidas a intervenções de manutenção, independentemente dos materiais e do sistema construtivo utilizados.(…)
- NBR 14.037 – trata da concepção referente ao que será inserido aos manuais, manutenção e as operações das edificações.
Conforme consta no site abnt.org.br (…)A norma estabelece o conteúdo a ser incluído no manual de operação, uso e manutenção das edificações, orientando sua elaboração e apresentação, atendendo às exigências da legislação brasileira.(…)
- NBR 5.674 – Aborda os requisitos para o sistema da administração da manutenção, controles dentre outros.
Conforme citado na abnt.org.br (…)A Norma estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações. A publicação traz itens para conteúdo básico do relatório de inspeção, meios de controle, requisitos para documentação, indicadores gerenciais, entre outros.(…)
Saiba o porquê de fazer inspeção predial e qual sua utilidade
Ademais, a inspeção é de extrema utilidade para detectar anomalias e falhas, bem como classificar conforme a urgência e risco. Todo esse processo é bom para contribuir com a conservação e manutenção dos imóveis porque assim melhora a segurança, aumenta a vida útil, analisa o desempenho e o ambiente.
Nota: Para os donos, síndicos e administradores, a inspeção predial possui um tempo de frequência que serial ideal a cada 3 anos quando possuem condomínios e edifícios com menos de 50 anos de construção. Prédios mais antigos precisam de vistorias anuais.
Além desses pontos citados acima, a negligência quanto a manutenção do imóvel, pode resultar em processos contra administradoras, síndicos e proprietários, pois os mesmos têm obrigatoriedade da realização de inspeções prediais para garantir a segurança de todos ao redor bem como a conservação.
Desafios de se fazer
Um dos maiores desafios de ser fazer é quanto a qual profissional procurar e os custos. Embora seja difícil o processo de escolha, é sempre bom se atentar a seguintes pontos:
- Contrate uma empresa especializada em elaborar o laudo de Inspeção Predial e veja se possui todos os credenciamentos necessários para execução da inspeção.
- Evite pessoas generalistas, aquelas que executam de tudo, mas sem um embasamento técnico e mais específico.
- Uma vez procurando empresas especialistas, veja como é realizado o serviço de inspeção e qual a mais produtiva, que gere economia sem comprometer a qualidade da inspeção.
- Verifique as tecnologias disponíveis e estáveis para tornar a inspeção mais assertiva e econômica. Um exemplo é a economia de inspeções com drone.
Bem, agora que vimos a fundo sobre a inspeção predial, vamos à parte mais interessante, a economia com drones para inspeções prediais.
Como a inspeção predial com drone é realizada, benefícios
O drone por ser uma tecnologia estável, ele vem revolucionando nas soluções para diversas áreas como industrias, obras, construção civil e inspeções. Na inspeção predial, o drone fica a uma distância segura de até 30 metros, circula por todo os locais do check-list (no link possui um check-list na página 9 do IBAPE) e conforme o técnico responsável pela operação exige. É realizado um planejamento do local e todo esse processo leva muito menos tempo que inspeções prediais tradicionais.
Então através desse processo, temos
Detalhamento maior das imagens de todo imóvel – Um drone consegue captar todos os detalhes através de imagens em alta definição, seja por vídeo ou foto. São detalhes referentes a rachaduras e até mesmo pontos críticos.
Segurança e privacidade – normalmente teria de ser feita a inspeção com um alpinista industrial, aonde teria que ter uma série de equipamentos para garantir sua segurança nessa fase de vistoria, mas apesar de toda a preparação, o alpinista ainda estaria sujeito a riscos de trabalhos em altura. Ademais, o drone dispensaria essa etapa e resultaria em garantir a segurança, pois o drone consegue vistoriar em uma distância de até 30 metros sem perder qualidade. Para condomínios e edifícios teria mais privacidade por conta dos moradores não se incomodarem com alguém muito perto de suas janelas.
Tempo de execução – Um drone consegue ser mais rápido que um alpinista industrial, por conta de dispensar requisitos e equipamentos necessários para escalar os imóveis. Vale lembrar também que o drone consegue ter acesso a todos os detalhes e não somente aos pontos mais críticos em um tempo mais hábil.
Câmeras termográficas – para verificar infiltrações e pontos de calor onde pode indicar falhas elétricas, há modelos de drones que possuem suporte para duas câmeras, como a de termografia.
O drone segue todos os requisitos da norma ABNT – Caso o operador tenha todos os requisitos, certificações e treinamentos, a ABNT não impede a realização da inspeção predial com drone. Por isso é importante exigir a comprovação técnica no ato da contratação.
Com isso vimos as vantagens e economia com drones, se você é síndico, administrador possui um imóvel que precisa de vistoria, entre em contato conosco através do site DR1TS.COM
Stay connected