Saiba como foi o curso de drone no Rio de Janeiro da DR1! Para quem não ficou sabendo, houve a primeira turma de capacitação de piloto de drone da DR1 aberto ao público nos dias 29 e 30 de agosto. O curso se destinava a todos que possuem desejo de entrar para o mercado de piloto de drone, com ou sem conhecimento prévio.
O drone é uma tecnologia versátil e que ganhou adeptos no mundo todo devido a sua facilidade de captar imagens aéreas e até mesmo a novas possibilidades de empreendedorismo. O sucesso é tanto que hoje há cerca de 77 mil drones cadastrados, segundo dados de agosto de 2020. Embora grande parte seja para uso recreativo, a parcela de uso profissional está em crescimento, em destaque as áreas como inspeção, termografia, topografia, espaço confinado, agricultura e segurança.
Drone no mercado
O mercado de drone está em plena ascensão, com isso é necessário que haja uma capacitação que corresponda à altura das exigências do mercado e principalmente da regulamentação para operação de RPAS. Justamente por esse ponto, a DR1 decidiu ampliar a capacitação em grandes empresas para pessoas físicas, dando oportunidades para crescimento profissional de forma segura e sob orientação de profissionais do mercado com mais de 5 anos de experiência.
A capacitação é importante para que não haja acidentes e descuidos na hora de pilotar remotamente, prevenindo queda do drone ou risco a civis.
A primeira turma
Durante o curso foram abordados exemplos de situações diversas em operação, como perda de sinal, falha de sistema, procedimentos de emergência e como agir nessas horas. Houve também troca de experiência e estudos de casos das operações, desde audiovisual até offshore e mineração, a exemplo.
Tudo isso atrelado a aula teórica sobre regulamentação, procedimentos operacionais, segurança de voo informações dos drones e etc.
Um fato curioso durante o curso foi referente a diversas perguntas sobre o mercado de piloto de drone e suas remunerações, o que demonstra um interesse pelo setor. Ao ver da DR1 é muito importante esse interesse, visto que o mercado de drones é um mercado em ascensão e quanto mais capacitados os profissionais estiverem, menos veremos problemas com acidentes. Inclusive sobre o mercado de piloto de drones foi feito uma matéria logo após o curso para sanar essas dúvidas.
Melhorando a experiência do curso
A troca e transferência de experiência foi recompensadora, desde a primeira turma já havia um planejamento de melhoria da didática, e o reflexo é ver a satisfação dos alunos em nossas redes sociais, como nessa postagem abaixo.
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6713903920793681920
Para concluir, a experiência que levamos conosco após duas turmas já formadas mostra que diversos profissionais veem um interesse em adentrar o mercado de drones, visto que há inovações diversas em suas áreas específicas. O drone é capaz de filmar, carregar objetos, pulverizar, mapear ou inspecionar locais, assim, a solução parte de um planejamento bem estruturado. Para conhecer mais sobre esses planejamentos confira os itens abaixo.
Stay connected