Levantamento planialtimétrico com drones, uma evolução da topografia
Conheça o levantamento planialtimétrico com drones para topografia, a tecnologia que reduz custo e aumenta a produtividade. Entenda também o processo que chegou até essa solução.
Visto que a topografia é um processo de mapear o ambiente a fim de levantar dados para projetos arquitetura e engenharia, sua função é produzir informações precisas para o planejamento inicial, a topografia pode evitar acidentes e gastos desnecessários para as obras. Dependendo do projeto de construção, órgãos governamentais exigem esse levantamento topográfico.
A topografia com drones atua nessa área impactando na efetividade do processo, que podem chegar a 60% de redução de custo e precisões de centímetros da área, assim, gerando resultados muito satisfatórios através do levantamento planialtimétrico. Confira abaixo a qualidade das imagens captadas:
O levantamento topográfico planialtimétrico, como funciona?
A princípio, o topógrafo define a área a ser mapeada inicialmente e o operador de drone traça a rota que o drone deve percorrer, com isso ele vai seguindo o trajeto capturando as imagens e informações sobre o campo, como profundidades e medidas, para então sobrepor as imagens umas as outras através de um processamento digital de dados realizado por especialistas.
Se utilizado somente o drone que usa um GPS e dados por nuvens de pontos, a precisão fica em metros, contudo existe a combinação com pontos de controle aonde são dispostos em alguns locais da área e a precisão chega a centímetros!
Em vista disso, pode ser gerado um modelo digital e informações para engenheiros e arquitetos como:
- Ortomosaico
- Modelo Digital de Superfície
- Modelo Digital de Terreno
- Curvas de Nível
- Vetorização de ruas, PV, boca de lobo, postes, redes elétricas, etc.
- Planta topográfica (DWG e PDF)
Confira nossa matéria de mapeamento com drones completa aqui
Por quê utilizar drones para topografia?
Eventualmente a tecnologia chega para substituir técnicas antigas, contudo, o drone é um aliado a topografia convencional, pois ele consegue realizar orçamentos mais baixos e aumentar a produtividade em campo, apenas utilizando poucos materiais e demandando poucas ações com mais vantagens, assim, auxiliando o mapeamento da área que visam aumentar a segurança em campo bem como produzir detalhes precisos de informações dos locais, reduzir o custo homem/hora. Em resumo, ajudar os profissionais que precisam entregar o mapeamento para áreas como construção civil, oceanografia, geologia urbanismo, agricultura.
Para concluir, a importância de um mapeamento de qualidade a custo acessível é por conta do orçamento que é despendido, por exemplo, em projetos como:
- Mensurar o tamanho de áreas urbanas e rurais
- Ajudar no registro da área do imóvel
- Planejar na construção de pontes
- Obter a volumetria de pilha de matérias primas
- Monitorar obras
Solicite um orçamento de levantamento planialtimétrico com drones
Se está precisando de um orçamento de mapeamento entre em contato com um de nossos especialistas.
Stay connected