Grandes extensões territoriais sempre tiveram dificuldade para serem demarcadas. O motivo é por conta da complexidade de obter em informações necessárias ao se deparar com obstáculos e partes de difícil acesso. Há também tempo de execução que pode levar de dias a meses.

O mapeamento dos territórios tem por objetivo fazer a delimitação geográfica representando uma área, tornando possível a visualização dessa localidade. É utilizado também para verificar se há avanço de propriedade, aonde centimetros a menos podem comprometer projetos de engenheiros e arquitetos. O drone facilita toda essa execução, se torna muito importante.

Para efeitos de comparação, o método tradicional é um trabalho feito manual, com a ajuda de um GPS, para garantir a precisão. Além desse ponto, ele também necessita de equipamentos topográficos, que em muitos casos chegam a valores consideráveis.

 

Com o drone esse processo fica melhor: uma vez feito o planejamento pré-voo e definido a região, o drone consegue de forma automatizada mapear o terreno, sem necessidade de equipamentos caros ou caminhadas longas. Seu custo e funcionalidade tornam acessível o trabalho de demarcação de território. Após a coleta das informações, leva-se somente dias para entrega do material digitalizado.

Em outra matéria, na qual falamos sobre drone e inovação, alguns pontos a serem considerados para demarcação

  • Coletar dados a um custo mais em conta e seguro
  • Agilizar processos e relatórios que durariam semanas, em dias
  • Oferecer precisão de informações através de tecnologias que podem ser acopladas ao drone;
  • Disponibiliza imagens com nitidez de inspeções e até mesmo monitoramentos, além da possibilidade de ser em tempo real
  • Economia no orçamento devido ao custo somente do aparelho e por conta de sua versatilidade
  • Melhora a segurança do trabalho, onde o seu custo é inestimado, pois, dispensa atividades humanas de risco.

Para visualizar essa matéria completa, leia em Drones e empresas, uma relação de inovação maravilhosa.

Conclusão

A evolução faz parte de tudo e todos, se nos anos 2000 a demarcação de território era onerosa e necessitava de recursos caros, 10 anos depois seu custo foi reduzido e se tornou viável e com sinais de avanço a passos largos na tecnologia, como a indústria 4.0. Então, quando o drone foi perebido como uma tecnologia multitarefa, sua utilidade se estendeu a diversos setores. Soluções acessíveis e amplas para todos os tipos de companhia, pequena, média ou grande.

Se você gostou dessa matéria veja também um estudo de caso que envolve mapeamento com drones. acesse no link abaixo:

Topografia | Grupo DR1 realiza levantamento topográfico com drones em Terreno de 200 Hectares no Recreio