A indústria 4.0 engloba o uso da tecnologia em produções e atividades mais automatizadas, eficientes e versáteis. Ela é capaz de interligar as informações das atividades e tornar a tomada de decisão baseada em informações coletadas através de sistemas computadorizados. Em resumo, toda sua comunicação é capaz de realizar as atividades e produções através de computadores e de forma automática, sem necessidade de uma pessoa envolvida nprodução ou serviço. 

Qual o conceito de indústria 4.0? 

Indo mais a fundo, o conceito de indústria 4.0 é utilizar automação e tecnologia da informação, bem como inovações tecnológicaspara melhorar a eficiência dos processos, industriais, logísticos, e de soluções para clientes.  

A exemplo temos os drones que realizam inspeções em altura, sem a necessidade de uma pessoa se arriscar a subir até o local, o que torna o processo ágil e seguro, além de captar mais fácil e de forma nítida as imagens e entender melhor a situação 

Temos também a internet das coisas, onde as máquinas possuem coleta de dados e se interligam para enviar informações e automatizar as tarefas. 

Exemplo real de soluções de clientes com recursos da indústria 4.0 

Como citado no texto acima sobre o que é a indústria 4.0 e seu amplo uso, para exemplificar melhor, vamos utilizar o caso de um de nossos clientes, uma siderúrgica, que fez uso de processos da indústria 4.0 através de soluções com drones. 

A empresa iniciou um contrato com a DR1 utilizando os drones para as seguintes atividades: 

  • Reconhecimento da área – Fotografia para análise do terreno, verificar cada item de sua propriedade, detalhes do que há em cada local. 
  • Meio Ambiente – Monitoramento ambiental das vias internas, acompanhar eventos da natureza que sucedem no local, por exemplo, queimadas, corte de vegetação, dentre outros locais onde será feita entrega mensalmente, as mídias utilizadas podem ser fotos, vídeos ou ortomosaicos. 
  • Volumetria – Será feito um levantamento do material utilizando a tecnologia com drones, periodicamente através de ortomosaico. 
  • Inspeção – Ocorrerá uma inspeção e medição de telhados, chaminés dentre outros equipamentos e estruturas como guindastes. Inclui também em espaços confinados, onde é difícil o acesso para humanos. 

Porém a solução se estendeu a locais aonde não havia uma mão de obra específica de inspeção, não estava especificado a tarefa sobre o que seria feito, pois era uma necessidade e não havia uma forma de descrever o serviço antes do planejamento. 

Feito o planejamento após um tempo e identificado a oportunidade x necessidade, foi utilizado o drone para acessar os locais de forma inteligente, eficiente e assertiva. O que rendeu um prêmio promovido pela empresa ao setor por prover soluções seguras, inovadoras e econômicas: O Homem de Aço. 

Conclusão

Como vimosa indústria 4.0 é uma forma de mostrar que o futuro chegou e que soluções automatizadas e eficientes, a exemplo como citado acima, fazem parte das inovações tecnológicas. 

Se você gostou dessa matéria e gostaria de saber mais sobre soluções com drones para sua empresa, entre em contato no nosso site ou acesse nosso chat no blog para maiores informações.