A agricultura vem aderindo ao longo dos anos tecnologias que permitam o melhor desenvolvimento possível de suas colheitas com a agricultura de precisão. Além desse serviço, o drone pode ser usado para mapear, monitorar ou levantar informações para partes burocráticas como IPTU e CAR, monitoramento ambiental, delimitação de terreno, dentre outros. Descubra aqui como os drones aumentam esse rendimento.
Mapeamento
O mapeamento com drone consegue gerar precisão para levantar o tamanho do terreno, essa precisão pode ser utilizada em:
IPTU, CAR, e outras burocracias – Ao mapear o terreno é possível entregar o tamanho real da área para fins burocráticos e entregar documentos obrigatórios para os órgãos. Também é usado para delimitação de terreno e verificação de invasão do espaço, aonde o avanço de propriedade pode gerar incômodos em projetos futuros.
Geoprocessamento – Através do mapa e informações digitais gerados pelo drone é possível aproveitar a área por completo, como criação de gado, resolução de problemas do terreno e até mesmo plantações. Todo esse processo era oneroso para pequenos e até mesmo médios agricultores, por possuírem menores recursos.
Monitoramento e inspeção
Com o uso do drone, é possível monitoramento de segurança da área checando se há eminência de riscos, monitoramento ambiental e até mesmo de estruturas do ambiente, como dutos, silos, estufas, moinhos, dentre outros. Veja algumas situações abaixo:
O monitoramento ambiental pode ser a respeito da fauna e flora para identificar possíveis focos de queimadas ou interferência no meio ambiente, podendo ocorrer multas ambientais ou até mesmo avaliar possíveis danos em caso de algum acidente ou intervenção humana.
Em segurança, pode ser usado verificar se há atividades de invasão de espaço ou de pessoas suspeitas. A invasão de espaço por parte do terreno vizinho pode acarretar em projetos futuros, quando mesmo se for por centímetros, já impacta em projetos de engenharia ou topografia. A invasão por elementos estranhos é relacionada a áreas aonde ocorre movimentação de pessoas que podem estar realizando atividade ilícitas ou apropriamento de terreno indevido ao construir casas, ou estabelecimentos (similar ao avanço, aonde a pessoa aumenta o espaço de seu terreno utilizando o terreno vizinho).
Em inspeções, o drone pode atuar em ativos tanto por dentro ou por fora, verificando pontos de melhorias, manutenções ou até mesmo análise da saúde do ativo. Ele vistoria de forma prática, ágil e produtiva, sem necessitar de equipamentos ou pessoas para subir no local como trabalhos em altura ou espaços confinados.
No quesito inspeção, acesse aqui um estudo de caso da Flyability sobre inspeção de silos e veja um exemplo de inspeção com drones na agricultura. (link da matéria de silos)
Esses exemplos são soluções advindas de outras áreas e apresentaram altas taxas de sucesso. Ademais o uso do drone pode reduzir em até 90% o custo de alguns procedimentos, como de espaço confinado ou inspeção, pois, dispensam o uso de equipamento. A solução apresenta tanto resultado na qualidade como no orçamento prefeituras em municípios de cidades pequenas e médio tamanho vêm aderindo, além de empresas de diversos setores.
Se você gostou dessa matéria e gostaria de saber mais sobre drones, acesse a matéria abaixo sobre drones e empresas.
Stay connected