Saiba como uma siderúrgica, sob o acompanhamento de um engenheiro, conseguiu melhorar a eficiência das inspeções em até 84% através do uso de drones, bem como utilizar processos da indústria 4.0 para tornar mais seguro a análise de estruturas com técnicos especializados. Conheça o processo e os desafios do setor.
Há cerca de 5 meses, celebramos um contrato com uma siderúrgica multinacional, promovendo o uso de drones como soluções. Alguns dos serviços envolvem o reconhecimento da área, o Meio Ambiente, volumetria e inspeção estrutural.
Após meses de acompanhamento, foram levantados resultados das operações relativas a melhora de produtividade e segurança dos setores.
Os desafios da área
Conforme divulgado anteriormente na notícia, os desafios do setor constituíam na melhora das seguintes áreas:
(…)
- Reconhecimento da área – Fotografia para análise do terreno a fim de verificar cada item de sua propriedade e destacar vários detalhes do que há em cada local.
- Meio Ambiente – Monitoramento ambiental das vias internas, acompanhamento de eventos da natureza que sucedem no local, por exemplo: queimadas, corte de vegetação, erosão, etc.
- Volumetria – Levantamentos aéreos de pilhas de matérias primas utilizando a tecnologia com drones periodicamente através de ortomosaico.
- Inspeção – Ocorrerá inspeção e medição de telhados, chaminés dentre outros itens, como guindastes. Inclui também inspeções em espaços confinados, onde é difícil o acesso para colaboradores.
Para exemplificar melhor, o foco da proposta era melhorar a eficiência nas inspeções em estruturas, telhados, espaços confinados, monitoramento ambiental, dentre outras itens de forma que tornasse o processo mais rápido e mais seguro, para isso foram utilizadas várias soluções com drones, baseadas na indústria 4.0.
Solução com drones
A solução para atender essas áreas faz parte de um padrão já estabelecido na DR1 onde trabalhamos ao lado do cliente, de preferência especialista na área, como foi o caso exemplificado nesta matéria onde, através do acompanhamento de um engenheiro, conseguimos estabelecer padrões como:
- Mais de 40 voos para acompanhamento da estrutura, dispensando andaimes e uma equipe de colaboradores, reduzindo para 1 ou duas pessoas para a realização da tarefa.
- Reconhecimento de área através do mapeamento aéreo, captando fotos nítidas do terreno, através de programação prévia do voo e levantamento dos dados visuais dos componentes nos locais de interesse, averiguando pontos críticos e tomadas de decisões para manutenção e correções.
- Inspeções em espaços confinados utilizando drones específicos como o Elios 2, que foi uma das aquisições da DR1 no ínicio do ano, para adentrar estruturas que oferecem algum risco ocupacional onde o drone pode realizar o processo remoto com captação nítida de imagens em locais impróprios.
Os resultados
Os resultados obtidos podem ser baseados nos pilares da qualidade da segurança e inovação.
O processo de inspeção mostrou bastante eficiência, pois foram dispensados vários dias de montagem e desmontagem de andaimes para apenas um dia de operação com drone, além de redução da mão de obra necessária para a tarefa, pois o drone realiza a inspeção de telhas e canais de drenagem dentre outros locais de forma remota e rápida, reduzindo os custos em até 84%.
Como citado acima, o uso do drone foi utilizado baseando-se no processo da indústria 4.0, onde ela envolve melhoria de processos que tornam as tarefas mais produtivas e acessíveis, fazendo com que o drone tenha seu destaque frente a outras tecnologias no que tange a melhoria da segurança e produtividade.
Conclusão
Para finalizar, o uso do drone aumenta a agilidade no processo de coleta de informações para manutenção e prevenção, como pode ser percebido no resultado de mapeamento aéreo.
Esse estudo de caso foi direcionado aos engenheiros na finalidade dos mesmos considerarem a produtividade da aplicação dos RPAS em seus processos, visando melhorias e agilidade nas tarefas, bem como a segurança.
Você pode entender melhor esse processo em nossa matéria sobre engenharia com drones. Além disso, procure sempre empresas de confiança e com bastante experiência nesse tipo de tarefa.
Esperamos que este curto estudo de caso tenha sido proveitoso. Você pode consultar outros estudos sobre soluções com drones nos links abaixo.
Embarcação FPSO, reduzindo custo de milhões
levantamento topográfico com drones em Terreno de 200 Hectares no Recreio
Estudo de caso l Monitoramento ambiental com drones para tomada de decisão
Stay connected