Hoje vamos abordar um assunto que gera dúvidas quando o assunto é operar com o drone dentro da sua linha de visada ou fora, qual é o certo e como funciona?
Confira abaixo as definições
Basicamente, a linha de visada do drone é classificada de três formas:
Para entender melhor, retiramos um trecho do curso de capacitação que ministramos a pessoas que pretendem pilotar drones de forma profissional mais abaixo.
Um piloto que está em operando a aeronave se torna responsável pela operação e consequências que se seguirem, logo ele tem que estar no comando da atividade operacional.
As aeronaves podem ser classificadas em usos recreativos ou profissionais (RPAS) e como citado acima a operação precisa seguir algumas regras e regulamentações .
Tipos de linha de visada com drone
BVLOS
“Operação Além da Linha de Visada Visual (Beyond Visual Line of Sight – BVLOS operation) significa a operação que não atenda às condições VLOS ou EVLOS“
A operação BVLOS necessita de uma certificação para esse tipo de linha de visada, a BVLOS possui alguns requisitos para operação como:
Análise prévia como uma ficha de análise de risco do ambiente, aeronave e situação do piloto em operação;
Plano de emergência em caso de queda da aeronave;
Software de confiança para operação;
O ambiente precisa estar em condições de boa iluminação;
VLOS
“Operação em Linha de Visada Visual (Visual Line of Sight – VLOS operation) significa a operação em condições meteorológicas visuais (VMC), na qual o piloto, sem o auxílio de observadores de RPA, mantém o contato visual direto (sem auxílio de lentes ou outros equipamentos) com a aeronave remotamente pilotada, de modo a conduzir o voo com as responsabilidades de manter as separações previstas com outras aeronaves, bem como de evitar colisões com aeronaves e obstáculos”
Essa é a forma mais comum de se utilizar o drone, manter na linha de visada do piloto é uma forma que aumenta em muito a segurança, se houver um piloto de suporte, a segurança da operação aumenta mais, mesmo que não seja necessário em algumas operações, embora não seja requisito um auxiliar.
EVLOS
“Operação em Linha de Visada Visual Estendida (Extended Visual Line of Sight – EVLOS operation) significa a operação em VMC, na qual o piloto remoto, sem auxílio de lentes ou outros equipamentos não é capaz de manter o contato visual direto com a RPA, necessitando dessa forma do auxílio de observadores de RPA para conduzir o voo com as responsabilidades de manter as separações previstas com outras aeronaves, bem como de evitar colisões com aeronaves e obstáculos, seguindo as mesmas regras de uma operação VLOS.”
Aqui o uso de um auxiliar é necessário, pois se uma operação precisa estender a área de alcance do drone, um auxiliar irá garantir que esteja tudo nos conformes. Essa operação é obrigatória que tenha um meio de comunicação entre os operadores, como um aparelho de rádio frequência, a exemplo. Tudo visando a segurança.
“Nota: Considerando o princípio da autonomia e que o cidadão tem o direito de assumir e administrar o próprio risco quando somente ele ou seus tutelados legais (no caso de menores de idade) estarão expostos, a ANAC permite a operação de aeronaves não tripuladas perto de pessoas sem observar os critérios das áreas distantes de terceiros, desde que essas pessoas tenham dado expressamente a sua anuência, manifestando dessa forma a sua vontade. Contudo, a ANAC esclarece àqueles que livremente optarem por dar essa anuência que não é possível garantir um nível de risco aceitável de segurança operacional e que o controle da exposição a esse risco é de sua inteira responsabilidade. “
Agora que já conhece os tipos, uma dica!
Como vimos, as operações mais comuns são com auxiliar obrigatório e operação em que só o piloto já basta, mas por experiência, trabalhar com auxiliares e especialistas para guiar a operação da forma correta é um ponto a se considerar.
Contudo, são operações que um profissional bem treinado não precisa se preocupar.
Bônus, algumas dúvidas extras de operadores e clientes que usam drones como solução em seus setores.
Tem que ter licença para pilotar drone?
Somente drones acima de 25 quilos, além de ser necessário solicitar voo previamente.
Qual a altura máxima que um drone pode alcançar?
Há drones que podem chegar até 1600 pés, contudo a norma de segurança exige que seja feito até 120 metros e respeitado a regulamentação. Qualquer ato irresponsável saindo desse limite pode gerar sanções ao piloto.
Quantos quilômetros um drone pode alcançar?
Um drone pode chegar a mais de 10 quilômetros de distância. Velocidades também de mais de 60 km/h
Comprar ou alugar um drone: Qual a opção mais vantajosa?
Depende da situação, se o uso é diário e a manutenção é possível diariamente, a compra de um drone pode ser viável. Caso contrário, um aluguel de drone é mais em conta, pois geralmente são utilizados pilotos capacitados, manutenção e burocracia em dia. Em muitos casos, o aluguel do serviço é mais em conta pelos motivos citados acima.
Inclusive temos uma matéria falando a respeito sobre esse assunto, clique na imagem para saber mais.
Stay connected