Monitoramento e reconhecimento da dimensão do problema
Entenda nesse estudo de caso como foi o processo de tomada de decisão utilizando drones para esvaziar um navio em naufrágio e certificar se não houve impacto ambiental.
A 100 quilômetros da costa marítima um navio teve seu casco rachado e inicialmente para evitar que naufragasse, foi manobrado em direção a um banco de areia de forma que não o levasse para o fundo do mar.
O problema estava no material contido dentro do navio, 300 mil toneladas de minério e 3 mil toneladas de óleo. Para que não ocorresse um vazamento de óleo no mar dessa magnitude, contrataram um empresa de resposta à emergência equipada com 18 embarcações de apoio, equipe de avaliação de risco e integridade estrutural, 2 helicópteros e o Grupo DR1 para dar suporte no monitoramento aéreo.
A procura de soluções de contato
Então a equipe em terra responsável pela gestão de crise precisava acompanhar de perto e tomar as melhores decisões quanto ao navio danificado, assim, a DR1 foi contactada para realizar a missão de enviar remotamente imagens, em tempo real, afim realizar o monitoramento ambiental da operação de bombeio de óleo.
A atuação da DR1
Com os drones realizando o acesso remoto a embarcação naufragada, a DR1 foi encarregada de realizar voos três vezes ao dia durante o período de 45 dias para acompanhar o bombeio de óleo do navio bem como monitorar de perto a situação do retirada do material.
Ademais, o tempo que a DR1 passou monitorando, foram gerados relatórios assertivos para tomada de decisões importantes sobre um cenário que poderia vir a impactar uma região considerável ao redor do navio naufragado.
Para entender melhor, a DR1 atuou nos 45 dias com:
- 3 Operadores revezando no embarque para monitorar
- 3 drones utilizados para monitoramento aéreo
- Monitoramento voltado 100% para tomada de decisão da equipe de crise em terra
- Fornecimento das imagens da retirada do material do navio, incluindo em tempo real
- Câmeras de alta resolução, 180x de zoom e termografia
Conclusão
Por fim, a conclusão desse estudo de caso foi que drones possuem versatilidade para se adequar a diversas situações por possuir modelos que atendem inúmeros setores, além de reduzir o custo da operação. Dessa forma, o valor chega a ser 10% em comparação com o serviço de helicóptero, logo, para fins de comparação houve uma redução de custo de R$ 550.000,00 ao passo que a segurança do serviço foi garantida pelo fato dos profissionais possuírem experiências e treinamentos adequados. Um cálculo a ser levado em conta a 45 dias de operação. Contudo, os valores relacionado a segurança e qualidade da operação não possuem um preço a ser estabelecido.
Se você ficou interessado mais sobre nossos serviços, consulte nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções com drones.
Sempre excelentes casos apresentados, servindo de inspiração para toda uma geração de profissionais. Excelente!