A Commercial UAV Expo é um evento mundial, e reuniu os principais profissionais de drones de 53 países e todos os estados dos EUA, apresentando fuselagens, componentes, software e serviços de ponta, todos focados em aplicações industriais. O evento aconteceu de 1 a 3 de outubro de 2018, no The Westgate Resort & Casino em Las Vegas, e atraiu usuários comerciais em busca de soluções para as inúmeras questões que acompanham o desenvolvimento desta tecnologia revolucionária.
A feira abordou de um forma educacional, questões críticas que os consumidores corporativos possuem sobre a implementação e operação de UAV, incluindo seleção e integração de sistemas, desenvolvimento de fluxos de trabalho, diretrizes e políticas empresariais, gerenciamento de dados e integração, e considerações legais, de segurança e regulatórias.
As sessões do evento retrataram tópicos específicos do setor em relação as áreas específicas de Levantamento e Mapeamento, Infraestrutura Civil, Mineração, Construção, Agricultura, Energia, Segurança Pública, entre outros quesitos importantes.
O Grupo DR1 compareceu a feira com o propósito de se relacionar com possíveis fornecedores, e manter-se por dentro das novas facilidades que esta tecnologia vendo trazendo ao longo dos anos. Durante a visitação foi possível observar que 70% do evento foi voltado para o setor da agricultura, com apresentações e demonstrações de produtos inovadores para a realização de levantamento e mapeamento.
Embora a exposição tenha focado mais nesta área, certamente a UAV Expo Comercial forneceu inúmeras ferramentas modernas. Por lá foi possível visualizar: UAVs de asa fixa, multi-rotor e híbridos (e alguns que rolam e voam). Além destas novas tecnologias, encontramos itens que se destacaram em sua apresentação, como: novos softwares de processamentos de imagens e sensores de posicionamento de GPS, apropriado para voos de precisão.
No decorrer dos 3 dias de evento, dois equipamentos chamaram a nossa atenção. O primeiro foi o Kestrel, um sistema de aeronave de asa fixa, que comparada á um UAV normal oferece maiores períodos de voo e alta capacidade de carga útil. Realizando uma análise técnica, este instrumento é capaz de voar por 2 horas, com velocidade máxima de 130km/h á 30km de distância.
O outro equipamento é o ABI Zero da Vtrus, acreditamos que esta aeronave surgiu para revolucionar o mercado. Este drone é completamente autônomo, sem a necessidade de utilizar GPS ou um piloto. Voltado para capturar dados de ambientes internos, ele vem equipado com uma câmera de alta resolução, termovisor, câmera 360, scanner 3D e sensores ambientais, perfeito para mapeamento 3D e inspeções de grandes áreas como armazéns.
Para planejar que este produto voe de forma autônoma, é necessário percorrer com o mesmo em mãos por toda a rota que desejar que ele curse, programá-lo juntamente com sua barra de lançamento (que serve como uma estação de carga) e imediatamente o mesmo decola para começar a navegar e mapear o ambiente. O ABI Zero pode voar 10 minutos por carga, com os dados sendo coletados e transmitidos para o um computador via Wi-Fi e o serviço de nuvem Vtrus em tempo real.
Stay connected