Um texto sobre inspeção de ativos com drones para indústria.
Não é de hoje que o avanço da tecnologia permite melhorias em nosso cotidiano, inclusive no trabalho. As Grandes Empresas, preocupadas em otimizar processos, reduzir custos e aumentar a segurança operacional, atendendo sua política de compliance. vem sendo o público mais entusiasta com esse aumento da produtividade e inovação de processos de trabalho.
O drone faz parte dessas novas tecnologias e tem seu merecido destaque, não somente por ser novo, versátil, ágil no trabalho e automatizado, mas porque entrega possibilidades.
Qualidade
Na indústria há ativos que são parados para manutenção ou inspeção, o que acarreta em prejuízo financeiro de milhões, como exemplo; a indústria de óleo e gás.
O drone consegue essa redução durante a inspeção visual, ao reduzir meses para dias e periodicidade de anos a intervalos mais curtos, como no caso de uma empresa que reduziu a inspeção de um período de 5 anos para um processo anual. Logo, é possível perceber que a frequência de inspeção não aumentou os custos, mas melhorou a tarefa e como consequência aumentará o tempo de vida útil do ativo e trará mais qualidade no processo produtivo; isso sem contar a redução de acidentes ao evitar o trabalho humano em Altura (NR35) ou Espaço Confinado(NR33).
Descubra a empresa que reduziu a periodicidade de 5 anos para um aqui além de reduzir custos.
Segurança
Enquanto que em alguns ativos a parada pode impactar financeiramente, em outras a falta de inspeção pode gerar problemas burocráticos e se tornar um perigo. Embora seja de difícil acesso, o espaço confinado possui um grau de periculosidade por diversos motivos. Dentre eles, ar impróprio, espaço estreito ou complexo, alturas elevadas, dentre outros. Então o drone levanta
voo e realiza a tarefa mitigando riscos e entregando a inspeção de maneira muito mais rápida e precisa.
Você sabia que no Setor de Energia, os lançamentos de cabo guia estão sendo realizados via Drone DR1? confira aqui.
Inovação
Por fim, são muitas as possibilidades que o Drone traz, até mesmo para serviços pouco conhecidos do público em geral, mas onde ele é extremamente versátil e necessário para resultados mais rápidos e seguros. Como em situações onde ele é utilizado para inspecionar telhados, pontes, dutos, galerias sob rodovias, inspeção fachada predial, controle de estoque, dentre outros; gerando um processo inovador. Tal tecnologia permite uma periodicidade maior nas Inspeções, agilidade e pode ser feito, sem a necessidade de equipamentos extras como andaimes ou uma Equipe especializada em acesso por corda.
Esses foram alguns pontos sobre inspeção de ativos com drones e algumas possibilidades. Se você quer ficar por dentro do universo dos drones, acesse nossas redes, descubra mais.
Stay connected