Os drones estão desempenhando um grande papel na luta contra as desenfreadas emissões de gás metano.

Enquanto diversos países insistem em realizar inspeções tradicionais, o Brasil e outros países têm apostado nos drones como soluções para problemas recorrentes de tais inspeções.

Confira em nosso artigo como os drones estão auxiliando nas medições de metano.

Vazamento de metano e os problemas vividos pelas indústrias

Plataformas Offshore de petróleo e gás têm desempenhado um grande papel no setor energético em todo o mundo. Contudo, o setor em questão é responsável por grande parte das emissões de gás metano do mundo.

Como sabemos, o metano é um gás natural e sua composição, em combinação com o ar, forma um efeito explosivo que impacta diretamente na temperatura do nosso planeta. Não é à toa que o metano é considerado como um dos principais gases do efeito estufa, por conta do seu impacto na atmosfera terrestre.

Contudo, seu impacto se torna ainda mais significativo quando deixamos as ações naturais de lado e partimos diretamente para as ações humanas, como as presentes nas queimas de lixo, nas escavações realizadas e nos diversos vazamentos encontrados na indústria.

Quais setores industriais mais sofrem com o vazamento de metano?

Apesar de diversos setores energéticos apresentarem problemas com a emissão de gás metano, é preciso entender que uns sofrem mais do que outros.

A indústria de petróleo e gás é a maior emissora de metano em todo o mundo, com mais de 60% das emissões provenientes deste setor. A mineração de carvão também é uma importante fonte de emissões de metano, respondendo por cerca de 10% das emissões globais.

Essas indústrias são responsáveis pela maior parte das emissões de metano, mas existem outros setores que também contribuem para esse problema. Instalações de gerenciamento de resíduos, aterros sanitários e operações de gado podem liberar metano na atmosfera.

Mesmo que essas fontes não sejam tão grandes quanto a indústria de petróleo e gás, elas ainda contribuem para as mudanças climáticas e precisam ser abordadas.

Como os drones estão impedindo os vazamentos de metano?

Como dissemos anteriormente, os drones estão desempenhando um papel de destaque dentro da luta contra a emissão de metano.

Empresas especializadas como o Grupo DR1 e a americana SeekOps têm cooperado com o setor industrial na detecção e monitoramento de metano, auxiliada pelo uso de drones.

Os veículos aéreos não tripulados (VANTs) são combatentes perfeitos contra o vazamento desenfreado de metano. Isso se dá graças à sua mobilidade e velocidade. Contudo, existem características ainda mais notáveis que ajudam a destacar o uso da tecnologia na indústria em questão.

Uma dessas características é o uso de sensores que ajudam na detecção e na medição de metano na atmosfera. O gás metano, apesar de ter um efeito deveras destrutivo, é incolor e inodoro. Tendo isso em mente, fica claro perceber que detectar um gás desse tipo não é uma das tarefas mais fáceis a serem realizadas pelos trabalhadores da indústria.

Com lentes térmicas e sensores específicos, os drones conseguem localizar, medir e avaliar o vazamento em qualquer área do setor. Dessa forma, é possível dizer que o uso de drones ainda é o melhor método para se localizar, identificar e quantificar e a emissão de metano nas indústrias.

O papel dos drones na detecção de gás metano
Fonte: Freepik

O potencial dos drones na inspeção de metano

Como dissemos ao longo do artigo, os drones têm se tornado peças-chave na inspeção de metano. Contudo, seu potencial vai muito além do que foi dito até então.

Drones são constantemente atualizados para suprir quaisquer necessidades que venham assolar o setor industrial. A empresa especializada SeekOps vem promovendo melhorias significativas, no que diz respeito a tecnologias de monitoramento e inspeção de gases naturais.

Com o avanço tecnológico impulsionado pela empresa, os drones têm ganhado recursos ainda mais interessantes que ajudam na inspeção de metano. Por isso, iremos dedicar as próximas informações inteiramente ao real potencial dos drones na batalha contra a constante emissão de metano.

Softwares dedicados à inspeção

Um dos pontos que mais chamam a atenção no uso de drones para inspeção de metano é a sua ampla capacidade de documentar, de forma precisa, todo e qualquer tipo de alteração presente no ambiente.

Hoje, diversos drones contam com softwares que auxiliam na documentação de informações das emissões. Dessa forma, é possível obter uma análise mais detalhada, com informações precisas sobre a quantidade e a fonte da emissão de gases, como o metano.

Monitoramento em tempo real

Realizar inspeções em tempo real é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios entregues pelos drones.

Detectar metano, como dissemos ao longo do artigo, não é uma das tarefas mais simples a serem realizadas. Por se tratar de uma substância incolor e inodora, torna-se praticamente impossível identificá-la a olho nu. Contudo, o grau de dificuldade aumenta ainda mais quando falamos na velocidade de monitoramento.

Com o uso dos drones, seus softwares precisos e seus sensores altamente eficazes, é possível realizar um monitoramento em tempo real, na grande maioria das situações.

Dados de maior precisão

O Grupo DR1, auxiliado pela SeekOps, conta com aeronaves não tripuladas extremamente sensíveis e que, com extrema frequência, garantem dados precisos e de qualidade inquestionável.

Os dados coletados são documentados e enviados diretamente para o relatório de emissão produzido pelo próprio drone. Com isso, é possível gerar informações mais precisas e de maneira rápida, melhorando assim a gestão de tempo dos trabalhadores e do setor no geral.

Como o uso de drones impactou os métodos de inspeção de metano?

Como os drones estão impedindo vazamentos de metano
Fonte: SeekOps

As inspeções são partes fundamentais para o funcionamento da indústria. Além disso, fazer um levantamento de informações relevantes reverberam diretamente na qualidade de vida na Terra e na sustentabilidade do planeta, como um todo.

Desde que começaram a ser utilizados, os drones promoveram uma verdadeira revolução nas inspeções tradicionais. Em uma pesquisa realizada pela SeekOps, foi possível observar um resultado cinco vezes mais eficiente do que os encontrados nas inspeções padrões.

Desse modo, é possível notar que os drones conseguem entregar um serviço extremamente ágil e veloz, mas que não compromete a qualidade e a objetividade de suas informações. Além disso, quando somamos esses fatos com a possibilidade de acompanharmos uma inspeção em tempo real, temos o maior controle da situação.

Novos sensores e câmeras são projetados constantemente para ajudar diversos setores industriais a melhorarem a eficiência de seus serviços. Todo o avanço tecnológico direcionado aos drones melhora tanto a produtividade quanto a segurança no trabalho, visto que os drones podem sobrevoar áreas de grande altitude e/ou difícil acesso.

Confira os conteúdos do Grupo DR1

O Grupo DR1 atua há mais de 7 anos no mercado industrial, promovendo soluções tecnológicas e de fácil acesso no dia a dia de nossos clientes, tornando-nos, assim, a maior referência no mercado.

Conosco, você saberá as principais notícias sobre o mercado de drones, além de ter acesso a conteúdos de grande valor, que o ajudarão a tomar as melhores escolhas dentro desse segmento.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog para ficar atualizado sobre o mundo dos drones.